Que bom recebê-lo aqui!

Neste blog, você encontrará poesias, material de enfermagem e biologia para download, artigos de fonoaudiologia e psicopedagogia.
As sugestões e críticas serão sempre bem-vindas!

Rosa Dall'Agnol

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

É, sou educadora por vocação!

Como uma Fonoaudióloga e Enfermeira, como eu, "caiu" no mundo da Educação? Essa é a pergunta que muitos amigos de infância me fazem ao questionarem sobre minha atividade atual.
Então, preciso explicar...
Sou filha de um Gaúcho-Italiano(nascido em 1929 na colônia Italiana de Caxias do Sul) que teve muitos irmãos e perdeu o pai aos 7 anos de idade. Minha vó, por sua vez, como não tinha condições financeiras de educar e criar toda essa meninada, os "entregou" aos internatos (seminários) da ordem dos MARISTA (daí também a minha história com o MARISTA).
Meu pai, Raymundo Dall'Agnol, veio para o Marista-Recife, onde estudou e ensinou muitos aspirantes a político(que hoje os são). Se formou em Direito, Filosofia, Sociologia, Letras e Teologia. Fez mestrado, doutorado e pós-doutorado na Bélgica. Falava fluentemente Italiano, inglês, espanhol, alemão e françês.
Voltou ao Brasil (Recife) e tornou-se o conhecido Prof. Dall'Agnol, nas UFRPE, UNICAP e UPE.
Tenho lembranças de momentos de minha infância, de vários alunos de mestrado e doutorado frequentando a minha casa, em busca de orientações de meu pai, para a realização de suas teses e monografias.
Lembro também de momentos em que meu pai corrigia meus trabalhos escolares (de ensino fundamental) e exigia que eu os "datilografasse" nos rigores das normas ABNT... kkkk.
Como não respirar isso? É algo que está arraigado em minha essência.
Ensino Biologia aos ao Ensino Fundamental e Médio no Colégio Interativo, Ensino na Pós-graduação da FIP-Patos (psicopedagogia), Coordeno os estágios no PSF do curso Técnico de enfermagem, ensino do pré-vestibular...
Saudosamente, lembro de palavras de meu pai "Vocês podem escolher qualquer profissão,mas se inventarem de ser professoras, antes levam uma 'pisa' minha" .
Como não, painho? Se a ladainha diária lá em casa era mainha mandando recolher aquele monte de cadernetas, papéis, provas que o Sr deixava pelo meio da casa, por cima das mesas... E eu achava "lindo" ele corrigindo provas e provas.
Esse "vício" de ensinar, me dá um grande prazer e satisfação pessoal. Principalmente quando vejo a evolução dos meus "meninos".
Obrigada, Painho!



Raymundo DallAgnol (OBS: FOTO DA FOTO)





ACIMA, 8ª SÉRIE EM 2009,
ABAIXO 2º E.M. 2011 (MESMA TURMA)







TERCEIRÃO DE 2009




O MEU TERCEIRÃO 2010, A MELHOR COLOCAÇÃO DO ENEM NO PAJEÚ!



TERCEIRÃO 2008...SAUDADES

EITA PERIGO...

MEUS LINDINHOS 7ª SÉRIE EM 2009 HOJE, SÃO 1º E.M.

O FILHO DE NENÉM PATRIOTA! KKK

SAUDADES...

Agora eu pergunto: COMO NÃO AMAR TUDO ISSO?????

4 comentários:

  1. Rosa, que lindas palavras.
    Realmente, depois de toda essa vivência com o seu pai, como não amar!!!!
    DEUS TE ABENÇOE SEMPRE AMIGA!!!

    Roberta Gondim.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosinha, adorei o seu texto! O melhor da vida é poder ter orgulho daquilo que fazemos! Fiquei muito emocionada ao ler suas palavras e ver a foto de tio Raymundo,uma das pessoas mais importantes da minha vida. Alguém que jamais esquecerei e que para sempre sentirei saudade! Um forte abraço, Aninha

    ResponderExcluir
  3. Rosa, fiquei muito feliz por saber que agora posso encontrar um pouco de ti de outra forma, aqui neste Blog tão legal, está muito bom, serei um visitador nato. Bem somos então aprendizes da mesma caminhada, mantenho um Blog também, o meu está voltado mais para textos, reflexões e poesias, em sua maioria, escritas por mim. Passa lá depois.

    http://essenciaego.blogspot.com/

    Um grnde bjo, saudades de ti.
    Tudo de bom pra ti e sua linda família.

    ResponderExcluir

O que você achou? Comente aqui!