Que bom recebê-lo aqui!

Neste blog, você encontrará poesias, material de enfermagem e biologia para download, artigos de fonoaudiologia e psicopedagogia.
As sugestões e críticas serão sempre bem-vindas!

Rosa Dall'Agnol

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

POR QUE FLORES E FRUTOS COLORIDOS SÃO MAIS EVOLUÍDOS?
Por Rosa Catarina Dall’Agnol ¹
¹ Fonoaudióloga pela FIR – Recife-PE, Enfermeira pela FIP-Patos-PB, Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas – UPE, Socorrista CEPEM e Conexão Saúde.

O Reino Plantae é representado por cerca de 350 mil espécies de plantas, deste número, 250 mil são classificadas como angiospermas. A palavra angiosperma significa “semente protegida pelo fruto”.
O grupo das angiospermas é considerado como mais completo. Neste, todos possuem raiz, caule, folha, flor e frutos. Foi justamente a aquisição de frutos, no processo de evolução, que tornou este grupo diferenciado das gimnospermas.
Os frutos, além de proteger as sementes, também são responsáveis pela dispersão das sementes pelo ambiente.
As flores possuem interessantes combinações de cores e odores, além de produzirem o néctar que alimentam os animais polinizadores como passarinhos, e abelhas. São as cores vistosas e os odores agradáveis que atraem os polinizadores. Fenômeno conhecido como zoocoria.
Mas é necessário que se saiba da existência de flores inconspícuas, que são polinizadas pelo vento,fenômeno conhecido como anemocoria.
Outro fenômeno de dispersão é a hidrocoria, que usa a água como meio de transporte. Um exemplo conhecido é o coco (Cocos nucifera) que em regiões litorâneas consegue boiar até terreno propício.
 A balocoria é um fenômeno que acontece, por exemplo, no pepino-do-diabo (Ecballium elaterium) que explode ao toque e lança suas sementes com extrema força ao ambiente.
Assim, um dos fatores, com suporte da teoria científica, que explica a diferença de cores e odores e também dos diferentes tipos e animais de polinização pode ser visto como parte do processo importante de reprodução e sobrevivência das plantas com flores e frutos.
 A própria Teoria da Seleção Natural de Darwin pode ser usada para explicar a maior reprodução entre plantas com cores e odores mais fortes e chamativos.
É comum a relação entre coloração chamativa dos frutos com alguns traços de perigos. Plantas com frutos com colorações fortes, geralmente contém substâncias que podem ser tóxicas e até letais.  Os sintomas vão desde irritações na pele, mucosa bucal, diarreia, náuseas.
Portanto, todo o processo evolutivo das flores e frutos, aconteceu em um processo de seleção natural. Sempre em prol da proteção da semente e com a certeza de dispersá-la em local propício ao seu desenvolvimento. Isso possibilitou a resistência e permanência dos frutos ao longo dos tempos.


FONTES:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Comente aqui!