UPE Universidade de Pernambuco
Curso de
Licenciatura em Ciências Biológicas
Disciplina: Zoologia dos Invertebrados
Professor: Múcio
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO ESQUEMÁTICO DE REPRODUÇÃO
EM INVERTEBRADOS
Maria José Soares da Graça
Jusciana dos Anjos Tomaz
Rosa Catarina Ferreira dos Santos Dall’Agnol
Tabira-PE
2014
Maria José Soares da Graça
Jusciana dos Anjos Tomaz
Rosa Catarina Ferreira dos Santos Dall’Agnol
CONSTRUÇÃO DE UM MODELO ESQUEMÁTICO DE REPRODUÇÃO
EM INVERTEBRADOS
Apresentação
de um modelo demonstrando a reprodução sexuada e assexuada dos hidrozoários e scifozoários
solicitado na disciplina de Zoologia dos Invertebrados pelo Professor Múcio do
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACETEG - Faculdade de Ciência,
Educação e Tecnologia de Garanhuns.
Tabira-PE
2014
INTRODUÇÃO
Todos
os cnidários são animais aquáticos e a maioria vive no mar. Alguns cnidários
são fixos, os pólipos e outros são livre-natantes, as medusas. Os animais
sésseis podem viver em colônias ou solitários, mas sempre fixadas de um
substrato.
Os corais e as águas-vivas também
pertencem ao grupo dos cnidários. Os corais são formados por carbonato de
cálcio.
Com ampla distribuição geográfica,
os cnidários pertencem a regiões mais quentes, se alimentam de plânctons e
pequenos crustáceos.
O Filo dos Cnidários está organizado em três classes que são a dos
Hidrozoários, Cifozoários e Antozoários.
Os Hidrozoários são encontrados na
forma de medusas e pólipos (hidras), Os cifozoários, são sempre marinhos, como
exemplos a água-viva. E os Antozoários, são representados pelos corais.
Neste trabalho serão representados
os tipos de reprodução dos Hidrozoários e dos Cifozoários.
TAREFA
E PROCESSO
Na classe dos
cifozoários, as medusas (verdadeiras águas-vivas) correspondem a fase da
reprodução sexuada. Enquanto que os pólipos, pequenos e com fase pouco
duradoura, correspondem à reprodução assexuada.
As
medusas podem alcançar até 40cm de diâmetro. Sabe-se que no Atlântico Norte,
uma espécie de medusa chega a 2 metros de diâmetro.
No
caso representado neste modelo, a espécie é a Aurelia aurita.
Para elaboração do
modelo foi utilizado massa de modelar, tinta dimensional, palitos e um vidro
para baseOs modelos confeccionados foram retirados do livro Biologia de Fernando Gewandsznadjer e Sérgio Linhares, Volume único , Editora Ática, páginas 237 e 240, ano 2012.
Durante a fase de reprodução sexuada, a fecundação é interna. A larva(plânula) origina um pólipo jovem que é fixo. Na fase de reprodução assexuada, esse pólipo jovem se reproduz por estrobilização. Na estrobilização, ocorrem várias fragmentações do corpo do pólipo que ficam empilhados. Cada disco (medusa jovem) destaca-se e após o tempo de crescimento, dá origem a uma medusa na forma adulta, o que fecha o ciclo reprodutivo.
Nesse tipo de reprodução, não há mistura de material
genético, logo, não há variabilidade genética. Podendo ser propício a regiões
pouco favoráveis.
CONCLUSÃO
Ao desenvolver uma atividade
prática, a aprendizagem é efetivada. Pois quando é possível estabelecer
ligações entre teoria e prática, os conteúdos são melhores absorvidos pelos
alunos, logo, a aprendizagem fica evidenciada.
Ao estudar os animais
invertebrados, o aluno fica restrito a fazer uso de imagens ilustradas nos
livros, o que se torna distante da realidade científica e fica difícil a
compreensão.
Quando
o aluno é “convidado” a concretizar os conteúdos conhecidos apenas em livros,
seus conceitos modificam e a teoria se elucida através da prática.
Com
a construção desse modelo, as ideias sobre a reprodução dos cnidários foram
mais bem compreendidas.
Pôde-se observar de forma clara, as
diferenças entre reprodução sexuada e assexuada dos hidrozoários e dos
cifozoários.
O
modelo ficará disponível no Polo e poderá ser utilizado por tutores e
professores bem como nos estágios da equipe.
BIBLIOGRAFIA
http://www.ufrgs.br/paleodigital/Cnidarios.html
Acesso em 09.10.2014
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41133/tde-20042012-093217/pt-br.php
Acesso em 11.10.2014
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biocnidario3.php
Acesso em 09.10.2014
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