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Rosa Dall'Agnol

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

DIVERSIFICANDO SUAS AULAS II: CONSTRUÇÃO DE UM MODELO ESQUEMÁTICO DE REPRODUÇÃO EM INVERTEBRADOS


UPE Universidade de Pernambuco
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Disciplina: Zoologia dos Invertebrados
Professor: Múcio










CONSTRUÇÃO DE UM MODELO ESQUEMÁTICO DE REPRODUÇÃO EM INVERTEBRADOS




Maria José Soares da Graça
Jusciana dos Anjos Tomaz
Rosa Catarina Ferreira dos Santos Dall’Agnol








Tabira-PE
2014

Maria José Soares da Graça
Jusciana dos Anjos Tomaz
Rosa Catarina Ferreira dos Santos Dall’Agnol










CONSTRUÇÃO DE UM MODELO ESQUEMÁTICO DE REPRODUÇÃO EM INVERTEBRADOS




Apresentação de um modelo demonstrando a reprodução sexuada e assexuada dos hidrozoários e scifozoários solicitado na disciplina de Zoologia dos Invertebrados pelo Professor Múcio do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACETEG - Faculdade de Ciência, Educação e Tecnologia de Garanhuns.








Tabira-PE
2014

INTRODUÇÃO
            Todos os cnidários são animais aquáticos e a maioria vive no mar. Alguns cnidários são fixos, os pólipos e outros são livre-natantes, as medusas. Os animais sésseis podem viver em colônias ou solitários, mas sempre fixadas de um substrato.
            Os corais e as águas-vivas também pertencem ao grupo dos cnidários. Os corais são formados por carbonato de cálcio.
            Com ampla distribuição geográfica, os cnidários pertencem a regiões mais quentes, se alimentam de plânctons e pequenos crustáceos.
            O Filo dos Cnidários  está organizado em três classes que são a dos Hidrozoários, Cifozoários e Antozoários.
            Os Hidrozoários são encontrados na forma de medusas e pólipos (hidras), Os cifozoários, são sempre marinhos, como exemplos a água-viva. E os Antozoários, são representados pelos corais.
            Neste trabalho serão representados os tipos de reprodução dos Hidrozoários e dos Cifozoários.


TAREFA E PROCESSO
           
            Na classe dos cifozoários, as medusas (verdadeiras águas-vivas) correspondem a fase da reprodução sexuada. Enquanto que os pólipos, pequenos e com fase pouco duradoura, correspondem à reprodução assexuada.
            As medusas podem alcançar até 40cm de diâmetro. Sabe-se que no Atlântico Norte, uma espécie de medusa chega a 2 metros de diâmetro.

            No caso representado neste modelo, a espécie é a Aurelia aurita. 
 Para elaboração do modelo foi utilizado massa de modelar, tinta dimensional, palitos e um vidro para base
 Os modelos confeccionados foram retirados do livro Biologia de Fernando Gewandsznadjer e Sérgio Linhares, Volume único , Editora Ática, páginas 237 e 240, ano 2012.

 Durante a fase de reprodução sexuada, a fecundação é interna. A larva(plânula) origina um pólipo jovem que é fixo. Na fase de reprodução assexuada, esse pólipo jovem se reproduz por estrobilização. Na estrobilização, ocorrem várias fragmentações do corpo do pólipo que ficam empilhados. Cada disco (medusa jovem) destaca-se e após o tempo de crescimento, dá origem a uma medusa na forma adulta, o que fecha o ciclo reprodutivo.
 Nos hidrozoários, a reprodução pode ser sexuada (conforme representada acima), onde apenas um óvulo é liberado e fecundado.
 Após um tempo, o zigoto já formado espera por uma época favorável ao seu desenvolvimento para sair do corpo da hidra. Assim, o desenvolvimento é direto, não há larva.
             A reprodução assexuada nos hidrozoários acontece por brotamento. Onde pequenos brotos crescem lateralmente no corpo da hidra-mãe e se soltam, fixando-se em lugar séssil e desenvolvendo-se.
            Nesse tipo de reprodução, não há mistura de material genético, logo, não há variabilidade genética. Podendo ser propício a regiões pouco favoráveis.



 Modelo representando a reprodução dos Cifozoários e dos Hidrozoários




CONCLUSÃO
Ao desenvolver uma atividade prática, a aprendizagem é efetivada. Pois quando é possível estabelecer ligações entre teoria e prática, os conteúdos são melhores absorvidos pelos alunos, logo, a aprendizagem fica evidenciada.
Ao estudar os animais invertebrados, o aluno fica restrito a fazer uso de imagens ilustradas nos livros, o que se torna distante da realidade científica e fica difícil a compreensão.
            Quando o aluno é “convidado” a concretizar os conteúdos conhecidos apenas em livros, seus conceitos modificam e a teoria se elucida através da prática.
            Com a construção desse modelo, as ideias sobre a reprodução dos cnidários foram mais bem compreendidas.
Pôde-se observar de forma clara, as diferenças entre reprodução sexuada e assexuada dos hidrozoários e dos cifozoários.
            O modelo ficará disponível no Polo e poderá ser utilizado por tutores e professores bem como nos estágios da equipe.
                                 

 BIBLIOGRAFIA


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